Renata Malachias
Belo Horizonte, MG, 1977.
vivo e trabalho em São Paulo
Sou artista visual, educadora e arteterapeuta. Desenvolvo trabalhos individuais e coletivos em arte, educação e cuidado, entrelaçados em uma prática que valoriza o cotidiano, a escuta atenta e a presença.
Minha investigação poética parte das práticas da vida comum, interessada em como tempos, espaços e gestos habituais revelam relações entre os seres e os ambientes que habitam. Considerando objetos, espaços domésticos e cidades como testemunhos de diferentes modos de vida, incorporo em meus trabalhos palavras e textos como meio de transformação, criando encontros que modificam a percepção e o significado das coisas e lugares costumeiros.
A partir dessa investigação, desenvolvo vivências, percursos criativos e atendimentos em arteterapia, tendo o cuidado como eixo condutor. Entendo a prática artística como um caminho de transformação, capaz de ampliar nossa escuta do mundo e fortalecer a relação com a vida.
Sou formada em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG, onde também concluí o mestrado, e tenho especialização em arteterapia junguiana pelo IJEP (SP). Lecionei por mais de 15 anos em cursos de Arquitetura, disciplinas de projeto e processos criativos. Desta experiência, ficou claro como alunas e alunos se transformavam à medida que seus trabalhos evoluíam, mostrando a força estruturante dos processos criativos.
Como artista, participei de exposições em instituições e coletivos como o Espaço do Olhar do Instituto Tomie Ohtake, Casa Contemporânea, Ateliê 397 e o 51º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto. Minha prática permeia a escuta, o gesto e a palavra, sempre com atenção ao cotidiano e ao que se transforma na criação compartilhada. Em meu ateliê, reúno essas experiências em percursos criativos e atendimentos que integram pesquisa, arte e cuidado.

Trajetória artística
Nos últimos anos, venho construindo uma trajetória que reúne exposições, performances, residências e oficinas. Cada experiência é parte do meu percurso poético, em diálogo com a arte, o cotidiano e os encontros coletivos.
Exposições e Performances
2024 – 51º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto, com a performance Memórias de Rio, Santo André, SP.
2023 – Sindicato dos Artistas, com a performance Memórias de Rio, Massapê Projetos, São Paulo, SP.
2022 – Performance Liberte um Sorriso, Festival de Teatro de Montpellier, França (direção artística).
2021 – Para construir a casa enquanto se caminha, Casa Contemporânea, São Paulo, SP.
2021 – Performance Liberte um Sorriso, Virada Sustentável de São Paulo (direção artística).
2020 – Todas as vezes em que pensei estar a salvo, Casa Contemporânea, São Paulo, SP.
2019 – Abraço coletivo, Ateliê 397, São Paulo, SP.
Residências Artísticas e Formações Complementares
2022 – Residência Artística Casa do Sol, Instituto Hilda Hilst, Campinas, SP.
2021 – Comunidade de Afeto, Casa Contemporânea, São Paulo, SP.
2020 – A linha e seus papéis, Edith Derdyk, A Casa Tombada, SP.
Oficinas e Cursos Realizados
2025 – Tecer Palavras e O Fio e a Imagem, oficinas no SESC Ipiranga, São Paulo, SP.
2025 – Fios da Vida – Bordado como Memória do Corpo, Fresta Ateliê Escola, SP.
2024 – Oficinas Memória da Água e Memória de Rio, SESC Ipiranga, São Paulo, SP.
2023 – Fios da Vida, Fresta Ateliê Escola, SP.